Se estiver no elevador e deflagrar um incêndio no prédio?

SE-ESTIVER-NO-ELEVADOR-E-DEFLAGRAR-UM-INCÊNDIO-NO-PRÉDIO

Já todos ouvimos falar dos cuidados e das regras de segurança que devemos ter com os elevadores. mas e se estiver a utilizar este equipamento e existir um incêndio no prédio? para garantirmos a sua máxima segurança, deixamos aqui algumas regras a que os ascensores devem obedecer, bem como algumas dicas de segurança para os condóminos que sejam confrontados com uma situação de incêndio:

1.1 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA

Junto dos acessos aos elevadores deve ser afixado o sinal com a inscrição: “não utilizar em caso de incêndio” ou com pictograma equivalente. Isto porque, numa situação de emergência, se alguém utilizar o elevador e este avariar no seu percurso, ficarão presos e podem ficar expostos a temperaturas elevadas e/ou gases tóxicos, o que pode causar graves danos ou morte por aquecimento e/ou inalação de fumos como o monóxido de carbono.

1.2 DISPOSITIVO DE CHAMADA EM CASO DE INCÊNDIO

Os elevadores devem ser equipados com dispositivos de chamada em caso de incêndio (botões). Quando exista ou quando obrigatório (em função do definido no projeto de segurança contra incêndio), os ascensores também devem ser comandados a partir da central de incêndios do edifício (cdi). Aquando do acionamento de um dos dispositivos de comando referidos anteriormente, deve ocorrer o seguinte:

1 – O ascensor deve ser enviado para o piso do plano de referência (piso de acesso a bombeiros), onde devem ficar parados com as portas abertas;

2 – O dispositivo deve anular todas as ordens de chamada;

3 – Devem neutralizar-se os botões de chamada dos patamares, os botões de envio e de paragem dos elevadores e os dispositivos de comando de abertura das portas;

4 – Se, no momento do acionamento do dispositivo, qualquer dos elevadores se encontrar em marcha, afastando-se do piso do plano de referência, o ascensor deve parar, sem abertura das portas, e, em seguida, deve ser enviado para o piso referido.

Assim, se os elevadores do seu condomínio estiverem de acordo com todas as normas e regras referidas anteriormente, não haverá qualquer risco para a saúde das pessoas que, no momento de um incêndio, se façam transportar nestes equipamentos – já que eles deverão estar programados para a devida evacuação de quem lá se encontre.

PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO ADICIONAL,

CONSULTE A ATUAL CONDOMÍNIO!